Home Office – Escritório em Casa

Você já se imaginou trabalhando em casa, tranqüilo, sem chefe importunando, sem cartão de ponto, sem stress no trânsito, fazendo seus horários direitinho, comendo aquela comidinha caseira… hummmmmmm! Dá até pra sentir o cheirinho…

Aí você se pergunta: “Isso é um sonho?”

Atualmente, por falta de opção profissional, desemprego, por gravidez ou até mesmo comodidade, profissionais estão aderindo à nova modalidade de trabalho: o Home Office – escritório em casa.
Geralmente, quem trabalha em casa, atua como prestador de serviços, dando consultoria, realizando trabalhos metódicos como correção de monografias acadêmicas, etc. Mas existem aqueles que optaram pela área de desenvolvimento web e montaram um Home Office para suprir essa necessidade.

Para um Webdesigner, não é preciso muito para se ter um escritório que atenda aos seus clientes com qualidade. Nada que uma boa máquina com impressora, scanner e gravadora de CD’s não resolva. Na verdade, a maioria dos iniciantes em desenvolvimento web, dá seu ponta-pé inicial em casa, atravessando madrugadas.

Porém, para profissionalizar esse serviço, é necessário tomar algumas medidas para não criar um stress, interferir no relacionamento com a família e atender bem os possíveis clientes que por ventura, queiram “visitar” seu escritório.

Formalize seu trabalho
Existe uma legislação específica para registrar sua empresa em casa. Porém, existe a possibilidade também de se trabalhar como autônomo. Maiores informações, procure a Junta Comercial e/ou a Prefeitura da sua cidade;

Espaço
Destine um espaço “exclusivo” para seu escritório. Desta forma, você evitará a possibilidade de confundir seus projetos com trabalhos de escola ou lista de compras. Além do que, imagine o inconveniente você levar um cliente para seu escritório e lá encontrar uma cueca na cadeira ou uma calcinha no varal da janela?

Horários
A tendência para quem trabalha em casa é perder a noção do tempo ou não ter horário definido para trabalhar. Isso é um grande erro! É preciso ter disciplina para que tudo ocorra direitinho. Faça um cronograma no papel e estipule horários pro trabalho, lazer, alimentação, etc. Lembre-se: você é de carne e osso e não, uma máquina.

Sociabilidade
O ser humano nasceu para viver em grupo, caso contrário, ele definha e morre. Para que isso não aconteça com você, não deixe de sair da sua “caixinha”. Visite clientes, não peça compra por telefone, vá ao mercado. Faça contato o tempo inteiro com o mundo exterior, pois esse “confinamento” além de anti-social, ela causa stress, depressão e outros males à saúde;

Enfim, trabalhar em casa é muito bom, mas como todo negócio existem as vantagens e desvantagens. E para você ter a certeza de fazer essa escolha, planeje, ponha tudo no papel – os prós e os contras, desta feita, a probabilidade de sucesso será imensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *