Quem é, e o que faz um Web Designer

Quem é, e o que faz um  Web Designer

 Diariamente consultamos sites, abrimos aplicações em smartfones e tablets, e não pensamos que um profissional planeja de forma intuitiva o design destas telas que consultamos. Ele é o web designer. Neste artigo vamos apresentar as noções básicas desta profissão.Não vamos esgotar o tema, apenas iniciar a discussão sobre alguns tópicos importantes. Quem se interessar por esta profissão deve ler bastante, estudar alguns links, fazer cursos de formação técnica ou acadêmica e estar atento aos eventos desta área.

Vamos começar: Qual seria o conceito desta profissão ? Bem o principal é o conceito de Design. Assim como outras profissões o Design possui diferentes áreas e aplicações: design de interiores, design de produtos, design gráfico, e entre outras o web design.

web designer é este profissional que vai estudar e conhecer estes conceitos do design para a web e irá organizar as interfaces digitais. É ele quem projeta  a navegação das páginas web e dos aplicativos da internet. É ele quem organiza e facilita todo acesso à informação e permite todo o tipo de interação com os conteúdos: leitura, pesquisa, etc.

A função do web designer portanto, é planejar a arquitetura da informação em sites e aplicativos disponíveis no ambiente web. É o responsável pelo planejamento das interfaces digitais. Ele deve estudar para que o site ou o aplicativo seja utilizado de forma simples e intuitiva.

Existem conceitos básicos que este profissional deve conhecer e outros que ele deve dominar.

Arquitetura da informação é o conceito fundamental para este profissional. Esta disciplina ensina as bases para que ele possa organizar a informação em uma tela. É o layout onde ‘por baixo roda’ a programação. Ou seja o web designer projeta a interface, o programador desenvolve as funções dos aplicativos.

Existem aplicativos prontos, que o  web designer poderá adequar ao seu projeto. Mas o desenvolvimento da programação pertence a uma área técnica chamada de Tecnologia da Informação.

Como hoje várias aplicações já foram programadas, um bom web designer deve ter noção de alguns códigos e funções da programação, para trabalhar de forma mais independente e só utilizar os conhecimentos específicos de um programador quando existir um projeto definido com diversas aplicações que necessitem de desenvolvimento.

Então fica combinado que o web designer tem que estudar e conhecer profundamente a Arquitetura da Informação e ter noções de Programação para utilizar o que já estiver pronto em seu projeto, ou mesmo poder conversar com um programador para acoplar sua interface aos aplicativo desenvolvido por este profissional.

O Web Designer e o Programador na verdade devem criar uma sinergia entre si, pois possuem conhecimentos complementares para que o resultado de um projeto crie uma interface simples que resolve uma demanda do usuário. Todo o projeto tem como função atender a demanda do usuário.

Arquitetura da Informação: Usabilidade e Acessibilidade

Arquitetura da informação é a maneira de organizar e dar acesso as informações de uma interface digital.

Muitas pessoas não percebem, mas toda página na internet ou tela de aplicativo seguem um modelo de organização, isto é, um roteiro. Assim como um programa de televisão tem um roteiro, um jornal é planejado por editorias; um site ou um aplicativo tem uma forma de organizar  a informação que leva em conta  as caraterísticas da interação da internet.

Um exemplo:

O site de um Colégio: como deve ser planejada a tela inicial deste projeto?

O web designer, normalmente faz um briefing (um pequeno questionário) com quem o contrata para conhecer a dimensão do projeto. Se ele trabalhar em uma agência web, alguém nesta agência irá passar para ele todas informações sobre este Colégio.

De posse das respostas do briefing o web designer deve pensar: quais informações que devem estar saltando aos olhos de quem entrar neste site que vou projetar ? No caso do Colégio é importante: secretaria, contato, matrícula, história, área do aluno, área dos responsáveis, link para um informativo (se existir), enfim tudo que é importante para os usuários deste projeto (pais e alunos).

Cada tipo de negócio tem suas particularidades e o web designer trabalha com todas estas informações, por isso mesmo deve perceber que sua função é dar destaque e organizar toda informação relevante, e que a mesma seja de fácil acesso em cada projeto.

Usabilidade e Acessibilidade serão conceitos que serão estudados no artigo sobre Arquitetura da Informação e em Sladeshares para webdesigners.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *